BANKSY - (continuação)


Uma das acções mais conhecidas de Banksy foi um plano coordenado para infiltrar quatro dos mais importantes museus de Nova Iorque no mesmo dia. E conseguiu. Primeiro levou o seu próprio quadro de uma lata de sopa para dentro do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, pendurando-o numa parede. O quadro permaneceu ali três dias, sem ser notado. A segunda intervenção deu-se no Museu Brooklyn. Banksy conseguiu lá meter uma tela a óleo mostrando um almirante da era colonial, ao qual ele acrescentou uma lata de spray e frases anti-guerra como pano de fundo. Os outros dois “alvos” foram o Metropolitan Museum of Art e o Museu Americano de História Natural. Neste último, Banksy colocou um besouro com umas asas de caça-bombardeiro e mísseis presos ao corpo.
Não é a primeira vez que realiza estas façanhas. No ano passado, conseguiu colocar trabalhos dentro do Louvre, em Paris, e da galeria Tate, em Londres.
“Foi a minha irmã quem me inspirou a fazer isso”, contou Banksy numa das suas raríssimas entrevistas. “Um dia ela estava a deitar fora pilhas dos meus trabalhos e eu perguntei porquê. Ela respondeu: Ora, até parece que um dia eles vão ser pendurados no Louvre!” Banksy tomou o comentário como um desafio: “Para quê esperar até eu estar morto?”

Sem comentários: